Próprias Palavras

A liberdade está em se ser dono da própria vida. (Platão)

23.2.07

Um carnaval diferente!

Pausa no início de ano agitado para quatro dias merecidos de carnaval. Bem diferente daquele que passou, não houve tanta agitação este ano. Parti rumo a Vassouras no sábado de carnaval e voltei na terça-feira, já que quarta teria que trabalhar em Angra. Mas confesso que foi um dos melhores carnavais que passei em toda minha vida. Primeiro pelas companhias (uma em especial) e em segundo pelo contexto em que se deu meus dias de folia.

Promovi dois churrascos na minha casa e fui até a casa de meus primos participar de outros. Minha família é realmente maravilhosa. As vezes barulhenta outras silenciosas, nos entendemos de forma direta e indireta. As vezes preciso transmitir tudo em palavra para que fique bem explicado. Em outros momentos só de olhar ou perceber um movimento já se entende tudo.
Senti falta da presença de meu pai. Ele era a figura que mais gostava de toda essa festa. Talvez por isso nem mesmo sua ausência tirou o brilho do carnaval, pois sei que ele seria o primeiro a abrir uma garrafa de cerveja e festejar. Ele era um dos que compreendia tudo sem ter que falar uma só palavra. E o melhor: não fazia julgamentos. O que importava para ele era apenas o estado de felicidade do outro. “Ta feliz? Então ta bom!”, essa era uma frase típica dele.
Obrigado mamãe, papai, tia Nilza, Rafael, Neuzinha, Neila e todos outros que fizeram do meu carnaval uma grande festa.

Ps: Mas não pensem que me aposentei das escolas de samba. Ano que vem estarei firme e forte na Sapucaí. Se Deus quiser com as mesmas companhias...

6.2.07

Domingo de Chico

Consegui comprar ingresso para o show do Chico no próximo domingo. Nem acredito! De quebra ainda terei companhias maravilhosas. Depois conto.

Angra dos Reis: a verdadeira cidade partida

Um mês e meio em Angra. A trabalho. A rotina é cansativa, mas o desafio é entusiasmante. Aqui não tem muito coisa a se fazer a não ser trabalhar. Quem mora na cidade parece não ter muita opção para se divertir. Em compensação, para quem tem dinheiro (ou melhor, muito dinheiro) Angra é um verdadeiro paraíso. Praias desertas, ilhas maravilhosas, deliciosos passeios de lancha, restaurantes em alto mar chiquérrimos e festinhas privês de alto nível. Mas lembrando: isso é privilégio apenas dos milionários.

Quando Zuenir chamou o Rio de Janeiro de cidade partida, certamente não havia conhecido Angra dos Reis. Aqui é literalmente uma cidade partida. Partida pelo mar. De um lado, no continente, os descamisados, sem opção de lazer e com pouco dinheiro. Do outro lado, iates que custam uma fortuna.