Próprias Palavras

A liberdade está em se ser dono da própria vida. (Platão)

11.3.08

Competição é uma merda

Na boa, tô de saco cheio dessa gente que acha que a vida é uma competição. O pior é que os errados acabam sendo nós, que nem preocupados em competir estamos. O problema começa porque o “competidor mor” acha que todo mundo está competindo com ele. Daí ele se convence que precisa chegar na frente, não porque ele quer, mas porque o “mundo” está competindo com ele e daí não o resta outra solução. Ou seja, o competidor se coloca no lugar de vítima e os culpados são os outros. Inversão total de valores, o que já demonstra a falta de coerência desse tipo de indivíduo.

O grau de egoísmo dessas pessoas competitivas é tamanho que elas transformam a vida de todos que a cercam num grande campo de batalha. Quando chega nesse ponto fica difícil de conviver. Você não sabe como agir. Não sabe o que falar. Tem que medir as palavras. Tem que se preocupar no que a pessoa irá pensar antes de abrir a boca, do contrário tudo pode e, certamente, será usado contra você.

Para não criar conflitos você, e toda turma gente boa que te cerca, decide de uma forma velada fazer a política do “tá tudo bem”. É quase a mesma coisa daquelas pessoas que no meio de uma briga adotam a filosofia do “deixa pra lá”.

Quando você adota esse tipo de prática imagina que com o tempo a pessoa irá “se tocar” e mudar de atitude. Vá ver que o mundo não só não está competindo com ela, como na verdade não está nem aí para ela. Mas a “vítima do mundo” jamais enxergaria a questão desse ponto de vista. Para complicar ainda mais ela passa a se achar dona da razão, afinal, concordamos indiretamente com ela ao fazer a política do “tá tudo bem”. Ninguém consegue tirar da sua cabeça que os outros não querem que sua estrela brilhe mais que a dela.

Em suma. O tempo passa, você acha que está fazendo um bem ao tentar apaziguar os conflitos, o “competidor mor” continua achando que o vilão da história é você, e no final das contas você já está de saco cheio de tudo isso. Triste fim.

Mas pior mesmo é a situação dessas pessoas que acham que o mundo é uma competição. Elas querem ser felizes, se esforçam para isso, compõe todo um cenário que só deveria ajudar, mas no final das contas estão preocupadas com questões tão pequenas que nada acaba indo pra frente.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial